top of page

Como tirar AVCB no Corpo de Bombeiros Militar em Manaus/Amazonas?

  • Foto do escritor: Arq. Nailson Costa
    Arq. Nailson Costa
  • 15 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de jun.

Essa é uma dúvida muito frequente para empreendedores que precisam licenciar seu empreendimento, ou foram notificados a providenciar esse documento. Aqui procuro explicar da forma mais clara possível como proceder.

ree

O que é o AVCB?

O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, esse documento atesta que seu empreendimento foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros Militar e estar atendendo as normas de segurança de combate e prevenção a incêndios, com rotas de fuga seguras para os frequentadores em caso de pânico na edificação.


Investimento necessário

Primeiramente você precisa contratar um arquiteto ou engenheiro que irá elaborar o Projeto Técnico de Combate a Incêndio.

Os valores de projetos e investimentos em equipamentos de segurança vão variar conforme a área do empreendimento, altura (piso do ultimo pavimento ao piso do térreo), lotação (n° de pessoas) e a atividade desenvolvida. Como no exemplo a seguir:

ree

Analisando os estudos de casos você observa como variam os investimentos dependendo da necessidade de seu empreendimento e o AVCB só é emitido após vistoria, onde estes itens deverão estar 100% executados em conformidade com os projetos aprovados.

Se você ainda vai construir você pode conversar com seu Arquiteto sobre esses investimentos para tirar o AVCB, pois no projeto arquitetônico antes de construir ainda é possível minimizar as áreas, lotação e até número de pavimento de acordo com sua necessidade, economizando assim em equipamentos de proteção. Por exemplo uma agencia bancária com área construída de 755 m² (maior que 750m²) é exigido rede de hidrantes, reduzindo a área construída para 740m² (abaixo de 750m²) não será obrigado a ter rede de hidrantes (ver DECRETO Nº. 24.054/2004).


Além destas existem outras medidas de segurança em casos específicos, como por exemplo, o SPDA- Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas que é elaborado por engenheiro eletricista.


Atenção: As atividades consideradas de baixo risco podem ser enquadradas no Processo simplificado, onde o investimento é menor, pois não precisa de aprovação de projeto técnico, mas você pode consultar um profissional (arquiteto ou engenheiro) que irá indicar quais os equipamentos de proteção necessários. Neste caso o bombeiro emite o ACPS - Auto de Conformidade de Processo Simplificado, para detalhes ver Norma técnica 02/DST/CBMAM/2016 - Processo simplificado.


Etapas do processo para AVCB junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas

1 - Analise de documentação e projeto técnico de combate a incêndio – Nessa etapa você deve dar entrada nos projetos elaborados com toda a documentação exigida para atividade (a lista está disponível no site do Corpo de Bombeiros) e aguarda a aprovação ou parecer do corpo de bombeiros;

2- Vistoria Técnica – Antes de solicitar a vistoria é necessário que todos os equipamentos de segurança estejam executados conforme os projetos aprovados, então você deve solicitar a vistoria junto ao corpo de bombeiros, que encaminhará um representante no local para verificar se a edificação está em conformidade com os projetos;

3- Emissão do AVCB pelo Corpo de Bombeiros – Após o corpo de bombeiros realizar a vistoria técnica na edificação e constatar que todos os itens de segurança foram executados conforme o projeto aprovado e estão funcionando, finalmente o AVCB é emitido com validade de um ano;

4 – Renovação do AVCB (validade 5 anos) – O empreendedor tem dever de manter o AVCB atualizado, com isso antes do vencimento do AVCB você deve solicitar vistoria para renovação, não precisa atualizar o projeto se não houve mudança de layout ou ampliação da edificação. O corpo de bombeiros, irá encaminhar novamente um representante no local para verificar o estado de conservação de placas de aviso de segurança, a validade de recarga dos extintores, entre outros, e irá emitir o ACVB com um novo prazo de validade.


Para saber a documentação necessária e taxas de cada etapa você deve acessar o site da Diretoria de Atividade Técnica do corpo de Bombeiros Militar do Amazonas https://sisgat.cbm.am.gov.br/


Obs: Caso o empreendimento passe por reformas e ampliação, mesmo antes do vencimento do AVCB, você deve contratar um responsável técnico (arquiteto ou engenheiro) para atualizar o Projeto técnico de Combate a Incêndio.

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
edinaldosantiago
24 de fev. de 2021

boa tarde. um escritorio de 16m2 é passivo de AVCB


Curtir
Arq. Keth Lima
Arq. Keth Lima
24 de fev. de 2021
Respondendo a

Boa tarde, isso irá depender da atividade que você desenvolve. Caso necessite pode ser que esteja enquadrada para processo simplificado (ACPS) ou até mesmo dispensa de emissão do auto de conformidade de processo simplificado. Para mais informações entre em contato por e-mail.

Curtir

Ofertas

Visita Técnica para duvídas sobre
Regularização e Habite-se Residência Unifamiliar
(casa já constuída)

Relatório Visita_ Habite-se.png

Quer saber se sua Residência atende a legislação para tirar habite-se, quais documentações e adequações necessárias?

Baixou de R$ 250,00/h

Por R$ 200,00/h

(referente ao deslocamento + hora do Arquiteto)

Costa e Lima Arquitetura e Urbanismo Ltda ME

CNPJ: 26.278.628/0001-47 / CAU: 34640-3

Telefone: (92) 99258-5699

E-mail: costaelima_arqurb@outlook.com

© 2016-2025 por Costa e Lima Arquitetura e Urbanismo, todos os direitos reservados.

bottom of page