top of page

Carregamento de Veículos Elétricos, o que diz a nova norma do Corpo de Bombeiros do AM

  • Foto do escritor: Arq. Nailson Costa
    Arq. Nailson Costa
  • 15 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de jul.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas publicou a NORMA TÉCNICA Nº 05, que regulamenta edificações com estações de carregamento de veículos elétricos (VE). O que chama atenção são as exigências de afastamento de segurança.


  • Estacionamento Área Externa:

    O afastamento de segurança para a vaga com estações de carregamento de veículos elétricos deve ser de 5 metros em relação às vagas de uso comum e 5 metros em relação à edificação, quando localizada em área externa. Esse afastamento pode ser substituído por parede corta-fogo.


  • Estacionamento Área Interna:

    Essa informação é especialmente importante para shoppings, edifício-garagem e condomínios, onde pode haver necessidade de instalar estações de carregamento de veículos elétricos em áreas internas a edificações. Nesses casos, permanece a exigência de afastamentos laterais para as vagas de uso comum, ou parede corta-fogo, e adiciona-se a obrigatoriedade de detector de calor e chuveiro automático de resposta rápida sobre a vaga.


Veja abaixo alguns exemplos:

Vaga carregamento de veículos elétricos - afastamentos
Área externa - Estações de carregamento de veículos elétricos com afastamentos de vaga comum e edificação
Carregamento de veículos elétricos, afastamentos ou parede corta-fogo
Área Interna a edificação - Acima estações de carregamento de veículos elétricos com afastamentos, abaixo modelo sem afastamento com parede corta-fogo

A norma também proíbe unidades de carregamento em vagas presas — aquelas em que é necessário tirar o carro da frente para o de trás sair. Além disso, exige afastamento de depósitos e materiais inflamáveis.


Manaus/Am enfrenta hoje grandes desafios urbanos com a constante demanda por mais vagas de estacionamento em edificações. Ao mesmo tempo, cresce a necessidade de vagas com unidade de carregamento, à medida que os veículos elétricos se tornam mais acessíveis. Acredito que será mais comum adotar paredes corta-fogo para vagas com carregadores, pois o afastamento de 5 metros de cada lado reduz significativamente a quantidade de vagas disponíveis. Nas vagas com afastamento de 5 metros para os lados, também será necessária fiscalização rigorosa, para evitar que desavisados estacionem sobre a área sinalizada em vermelho, que é proibida.

É fundamental seguir esta norma nas edificações que precisam de aprovação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para funcionamento, principalmente para garantir a segurança das pessoas. As edificações com estações de carregamento existente tem 1 ano para se adequar a norma.


Para mais detalhes e mais especificações de equipamentos de segurança para estações de carregamento de veículos elétricos, consulte a NORMA TÉCNICA Nº 05, disponível no site do SISGAT – Sistema de Gerenciamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Ofertas

Visita Técnica para duvídas sobre
Regularização e Habite-se Residência Unifamiliar
(casa já constuída)

Relatório Visita_ Habite-se.png

Quer saber se sua Residência atende a legislação para tirar habite-se, quais documentações e adequações necessárias?

Baixou de R$ 250,00/h

Por R$ 200,00/h

(referente ao deslocamento + hora do Arquiteto)

Costa e Lima Arquitetura e Urbanismo Ltda ME

CNPJ: 26.278.628/0001-47 / CAU: 34640-3

Telefone: (92) 99258-5699

E-mail: costaelima_arqurb@outlook.com

© 2016-2025 por Costa e Lima Arquitetura e Urbanismo, todos os direitos reservados.

bottom of page