Você não precisa de um desenho para construir, você precisa de um arquiteto
- Arq. Keth Lima

- 8 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jun.

Todos nós sabemos que em nosso país muitas pessoas constroem sem qualquer participação de um arquiteto, algumas pessoas quando procuram arquitetos geralmente é para lhes pedir uma ideia ou um “desenho”. Elas acham que só precisam do desenho e o resto elas pensam que poderão resolver sozinhas.
O papel por si só é inútil e desenhos que meramente mostram possibilidades existentes, e não o que é preciso para chegar ao seu resultado final, é apenas mais papel. Construir ou reformar são investimentos caros, sem um projeto executivo fica difícil calcular todos os custos ou os prazos de conclusão dos serviços e principalmente fica difícil alcançar o seu objetivo, tendo que construir e demolir por várias vezes devido inúmeros problemas, perdendo assim mais tempo e dinheiro.
Bem, todo mundo tenta economizar dinheiro certo? No entanto, isso nem sempre é realizado de imediato, as vezes a economia vem durante a obra ou a médio prazo, quando o seu investimento retorna na redução da conta de luz e de água, ou ainda na redução de gastos com a manutenção da edificação.
O arquiteto é alguém que pode te ouvir, analisar suas necessidades, estudar seu orçamento, considerar alternativas, projetar soluções, melhorar o desempenho que seu empreendimento terá ao longo do tempo, cumprir com as legislações e normas de construção, gerar documentos de forma clara para que todos os profissionais envolvidos na execução da obra compreendam perfeitamente o que deve ser feito.
Se você ainda têm dúvidas se precisa ou não de um arquiteto, considere esta lista:
Para evitar problemas na obra o arquiteto procura possíveis conflitos, fazendo ajustes no projeto antes da execução.
O arquiteto irá lhe apresentar todas as possibilidades em projeto para você escolher as soluções que melhor lhe atendem, evitando construções e demolições desnecessárias.
Toda obra tem que ser legalizada e o arquiteto trabalha em conformidade com a legislação urbanística da sua cidade.
Ele se preocupa em sugerir medidas ecológicas que lhe trarão economia, como aproveitamento de água da chuva, melhor aproveitamento de iluminação e ventilação natural e outros recursos disponíveis.
Ele entende de ergonomia e trabalha dentro da escala humana, ele estuda sua edificação levando em consideração as atividades que serão realizadas no lugar, garantindo a funcionalidade de sua edificação.
O arquiteto entende de história da arte e de vários conceitos plásticos e projeta para que sua edificação tenha um estilo arquitetônico que combine com sua personalidade.
O arquiteto é quem produzirá um conjunto de desenhos e especificações que registrarão decisões e orientações sobre o que construir e como construir. Confie em mim, não é de um desenho que você precisa, na verdade você precisa de um arquiteto.





Comentários